Vila Brasil será revitalizada no Recinto do Folclore e transformada em ambiente permanente para visitação | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 
prefeitura

Notícias

Vila Brasil será revitalizada no Recinto do Folclore e transformada em ambiente permanente para visitação

access_time13/03/2023

Vila Brasil será revitalizada no Recinto do Folclore e transformada em ambiente permanente para visitação

A Vila Brasil, um dos mais tradicionais espaços do Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, ganhará um novo conceito para os próximos anos. O local será totalmente revitalizado, mantendo algumas de suas características originais, e transformado num ponto permanente de encontro, gastronomia e artesanato.

 

O projeto, elaborado pela renomada arquiteta Germana Zanetti em conjunto com a secretaria municipal de Obras, Engenharia e Infraestrutura, sob a supervisão do prefeito Fernando Cunha, propõe a construção de um restaurante temático na área com capacidade para receber até 200 pessoas. No empreendimento, também será construído um palco para apresentações folclóricas constantes, além de amplo estacionamento, camarins, sanitários, jardins, auditório ao ar-livre e um ambiente para comercialização de artesanatos e espaço de alimentação.

 

A capela de Santos Reis e a Casa do Caipira foram preservadas no projeto e complementam o conceito de revitalização do espaço. Assim como em grandes centros turísticos, a ideia é que a Vila Brasil seja mais um grande atrativo no município para passeio e entretenimento, mas valorizando as características que diferenciam a cidade, como a cultura e a tradição do folclore.

 

Toda concepção da área ainda será deliberada junto ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e, posteriormente, encaminhada para o DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, uma vez que os recursos utilizados serão da secretaria de Turismo do Estado, específicos para projetos de fomento ao turismo.

 

Com a nova Vila Brasil, a atual gestão segue melhorando as condições estruturais do Recinto do Folclore, que é o principal espaço multiuso para realização de eventos da Estância Turística de Olímpia, com o objetivo ainda de movimentar o local durante todo o ano.

 

Vale ressaltar que as melhorias e intervenções no local também só foram possíveis, após o município conseguir a posse oficial do Recinto, com a quitação completa dos precatórios pela atual administração, avaliados em mais de R$ 7,6 milhões, garantindo, assim, o registro e escritura do imóvel, depois anos de impasses burocráticos e judiciais. 

Recentemente, o município fez uma parceria inédita com a Fundação Roberto Marinho, para a nova concepção do Museu do Folclore no local, que irá valorizar o campo educacional sobre os estudos acerca do folclore, de forma moderna e interativa, cuja implantação está em andamento. Além disso, a arena do Recinto foi revitalizada com instalação de piso e palco fixo para maior comodidade do público, o banheiro principal foi reformado e a área superior, onde se costuma instalar os parques de diversões, recebeu nova estrutura mais adequada para exposições de animais e afins.

“O Recinto do Folclore é um espaço construído há quase 40 anos, com o objetivo principal de concentrar a magia da celebração da cultura brasileira, com o nosso festival maior, considerado hoje um dos únicos espaços no mundo destinados a festividades do gênero. Com o passar dos anos, sua estrutura, com 6.500 metros quadrados, começou a ser utilizada também para outros eventos e, hoje, é o principal espaço de eventos da cidade. Assim, nossa intenção é valorizar cada vez mais o espaço, fortalecendo a importante raiz cultural que o local possui, com obras e equipamentos que perpetuem a cultura e o folclore de maneira atrativa, o ano inteiro”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

 

 

--

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia

(17) 3279-2725

Compartilhe