Saúde reforça públicos de vacinação contra a Covid e aplica a 5ª dose para imunossuprimidos | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 

Notícias

Saúde reforça públicos de vacinação contra a Covid e aplica a 5ª dose para imunossuprimidos

access_time29/11/2022

Saúde reforça públicos de vacinação contra a Covid e aplica a 5ª dose para imunossuprimidos

 

Com o intuito de ampliar a proteção contra a Covid-19, a secretaria de Saúde está reforçando a vacinação para a prevenção da doença, em Olímpia. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município tem cerca de 25 mil doses em atraso, considerando todos os públicos aptos a tomar desde a segunda dose até as doses de reforço.

 

Por isso, a Saúde orienta o cidadão que não está em dia com o esquema vacinal, que procure a UBS mais próxima da sua residência para tomar as doses, estando atento aos públicos autorizados pelo Ministério da Saúde e aos locais em que os imunizantes estão disponíveis. É necessário fazer o uso de máscara nas dependências dos serviços de saúde.

 

A liberação mais recente foi a aplicação da 5ª dose para os imunossuprimidos, com 18 anos ou mais, que tenham tomado a 4ª dose há, pelo menos, quatro meses. São moradores que estão em processo de quimioterapia, transplantados, portadores de HIV, doenças inflamatórias intestinais, pacientes em hemodiálise e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Hoje, o município tem cerca de 500 pessoas em condições imunossuprimidas habitadas a tomar a nova dose adicional, sendo que o paciente que estiver apto deve levar a carteirinha de vacinação, documento com foto e o atestado comprovando a imunossupressão.

 

Com relação aos demais grupos já contemplados, o município segue com a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos (3 doses) e de adultos com 18 anos ou mais (4 doses) em todas as Unidades de Saúde da cidade, de segunda a sexta, das 08h às 15 horas.

 

Já a vacinação de crianças está dividida em diferentes locais para evitar perda de doses, sendo que crianças de 3 e 4 anos que tomaram Coronavac podem procurar as UBS do Campo Belo, Santa Ifigênia e São José para completar o esquema vacinal com 2 doses. Já crianças de 5 a 11 anos que tomaram Pfizer contam com a vacina disponível de segunda e sexta-feira, na UBS do Campo Belo, às terças e quintas-feiras na UBS São José e toda quarta na UBS da Santa Ifigênia.

 

Por fim, as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades devem ser imunizadas exclusivamente na UBS da Cohab II, com apresentação dos documentos necessários. Nos distritos, a vacinação está disponível, das 9h às 11h, toda quinta-feira, em Ribeiro dos Santos e toda sexta-feira, em Baguaçu. Mais informações: 

bit.ly/Vacina_COVID.

 

--

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia

Compartilhe