Saúde continua com agendamentos para coleta de Papanicolaou | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 

Notícias

Saúde continua com agendamentos para coleta de Papanicolaou

access_time23/03/2022

Saúde continua com agendamentos para coleta de Papanicolaou

Intensificando os cuidados com a saúde para mulheres, neste mês dedicado a elas, a secretaria de Saúde de Olímpia realizará um mutirão gratuito de exame citopatológico, a chamada coleta de Papanicolaou.

O exame, responsável por identificar o câncer de colo de útero, é destinado a mulheres na faixa etária de 25 anos a 64 anos, principalmente àquelas que não realizaram o exame há mais de dois anos.

O mutirão será realizado neste sábado, dia 26 de março, das 7h30 às 16h30. Para passar pela coleta, a moradora interessada deve estar na idade recomendada e procurar, previamente, as Unidades de Saúde que participarão desse mutirão para fazer o agendamento, levando o RG. Na ocasião, já será definido o horário da coleta no mutirão e a paciente receberá todas as orientações necessárias para o exame.

As Unidades de Saúde que estarão abertas neste dia serão a UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho (Av. José Rodrigues da Silva, 371, São José) e a UBS Clodoaldo Marins Sarti (Constitucionalista de 32, 525, Santa Ifigênia), além das unidades dos distritos, UBSF Dr. Gilberto Vicente Mora (R. Simão Antonio dos Santos, 60 - Baguaçu) e UBSF Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho (R. Miguel Irano, 226 - Ribeiro dos Santos). O horário de funcionamento dessas unidades para quem tiver interesse em agendar o exame é de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Ainda como incentivo à prevenção de doenças, no mesmo dia, também estarão disponíveis para as mulheres realizarem os testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, com resultado em no máximo 30 minutos. Os exames são importantes com relação à prevenção e tratamento precoce de doenças sexualmente transmissíveis. É indicado que esses exames sejam realizados pelo menos uma vez na vida, ou anualmente, caso haja relações sexuais sem camisinha.

 

Em caso de dúvidas ou para mais informações, as moradoras podem entrar em contato com a secretaria de Saúde, na Divisão da Atenção Básica, ou diretamente com as Unidades que farão os exames.

 

 

--

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia

Compartilhe