Rede hoteleira de Olímpia cresce 76% em um ano e se consolida como a 2ª maior do Estado de São Paulo e a 5ª do Brasil | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 

Notícias

Rede hoteleira de Olímpia cresce 76% em um ano e se consolida como a 2ª maior do Estado de São Paulo e a 5ª do Brasil

access_time02/09/2021

Rede hoteleira de Olímpia cresce 76% em um ano e se consolida como a 2ª maior do Estado de São Paulo e a 5ª do Brasil

A Estância Turística de Olímpia segue se fortalecendo como um dos principais destinos turísticos do país. O município conta com uma população estimada pelo IBGE 2021 de 55.477 habitantes e recebe, anualmente, cerca de 3 milhões de visitantes, o que representa uma população flutuante 50 vezes maior que a quantidade fixa de moradores.

A grande demanda de turistas atraídos de diversos estados e cidades do país, devido aos complexos de lazer com os parques aquáticos e outras atrações locais, impactou diretamente no desenvolvimento da cidade e na estruturação da rede hoteleira para atender à visitação.

Prova disso é a significativa evolução da capacidade de leitos do município, que cresceu mais de 76% em apenas um ano. Segundo levantamento da Oferta Turística da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em 2020, Olímpia contava com 19.396 leitos de hospedagem. Já em 2021, a estrutura foi ampliada para 34.231 leitos.

O grande aumento é resultado, principalmente, da abertura de dois novos resorts de multipropriedade, o Hot Beach Suítes (Grupo Ferrasa), que entrou em operação oficial em julho, com capacidade de 2.200 leitos, e o Solar das Águas Park Resort (Natos Multi), que foi inaugurado nesta quinta-feira, 02 de setembro, com a presença do Governador João Doria e diversas outras autoridades e empresários. O local conta com estrutura para hospedar até 6 mil pessoas sendo, inclusive, considerado o maior resort do Brasil em capacidade hoteleria.

Com isso, a cidade se consolida como a 2ª maior rede hoteleira do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas da capital paulista, que possui mais de 75 mil leitos. O ranqueamento foi feito pelo município junto às secretarias de Turismo e relatórios informativos de outras cidades e mostra ainda que a terceira colocada no Estado é Aparecida do Norte, com cerca de 20 mil leitos. Olímpia é destaque também no cenário nacional, com a 5ª maior rede hoteleira do país, superado apenas por grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Seguro e Salvador.

O avanço de Olímpia é ainda mais representativo se comparado a 2016, quando o turismo local começou a ascender. Na época, a cidade contava com 9.976 leitos de hospedagem, o que representa um crescimento de 241,97% em cinco anos.

A projeção para o futuro também é animadora. O setor que mais cresce na cidade, mesmo com a pandemia, manteve-se ativo em relação à construção de novos empreendimentos, favorecendo o aquecimento da economia com a retomada das atividades. Até pouco tempo atrás, a estimativa do município era de que a cidade chegasse a ofertar 35 mil leitos em 2025, o que já saltou para cerca de 40 mil no mesmo período, esperando receber mais de 6 milhões de turistas por ano.

DISTRITO TURÍSTICO

Comprovando o potencial de expansão da cidade e o grande fluxo de turistas, o Governo do Estado implantou o Distrito Turístico de Olímpia, o primeiro da modalidade no Estado. O projeto prevê a formalização dos distritos como áreas de fomento ao setor, com alto impacto na geração de emprego e na circulação de visitantes, utilizando políticas públicas e condições especiais para atrair investimentos da iniciativa privada, fomentar o empreendedorismo e potencializar a vocação turística da região.

“Nos últimos anos, a cidade tem atraído cada vez mais investimentos que agregam para consolidar cada vez mais o potencial turístico de Olímpia. Agora, temos o maior resort em número de leitos do Brasil e, juntamente com outros investimentos do poder público e da iniciativa privada, vamos fortalecendo Olímpia como um dos principais destinos do país. A condição de 1º Distrito Turístico que nos foi concedida é uma honra também nos traz uma nova experiência em que teremos um Fórum com representantes do Estado, da Prefeitura e da iniciativa privada para o estabelecimento de diretrizes, orientações e projetos importantes para o desenvolvimento do turismo na região. Acredito que este distrito venha para reconhecer a dimensão que o turismo adquiriu aqui em Olímpia, que é um dos polos que mais recebe turistas no Estado de São Paulo. É um ganho em infraestrutura, novos empreendimentos e um salto na expansão do turismo na cidade”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

OUTRAS CONQUISTAS

A visita do governador João Doria à cidade foi marcada ainda por outras conquistas para o município como a entrega simbólica do Coreto da Praça Rui Barbosa, com descerramento da placa inaugural, anúncio do projeto para o novo trevo de acesso à cidade, ligando a Avenida Benatti à Rodovia Assis Chateaubriand, entre outros programas de qualificação profissional e assistência social aos moradores.

--

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia

Compartilhe