Olímpia segue com imunização contra a gripe para toda a população e amplia vacina contra a dengue para adolescentes com 12 anos | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 
vacina

Notícias

Olímpia segue com imunização contra a gripe para toda a população e amplia vacina contra a dengue para adolescentes com 12 anos

access_time15/05/2024

Olímpia segue com imunização contra a gripe para toda a população e amplia vacina contra a dengue para adolescentes com 12 anos

O movimento nacional pela vacinação segue em todo o país para ampliar a cobertura vacinal contra diversas doenças, entre elas contra o vírus Influenza, causador da gripe. Por isso, a secretaria de Saúde de Olímpia reforça a imunização disponível para a população em geral.

Qualquer pessoa acima de 06 meses de idade pode se vacinar de segunda a sexta, das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde, levando a carteirinha de vacinação e documento com foto.

A liberação foi adotada pelo Ministério da Saúde, desde o início do mês, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população não contemplada nos grupos prioritários, fortalecendo a imunização e reduzindo complicações relacionadas à doença e, consequentemente, os atendimentos ambulatoriais e internações.

Vale ressaltar que a vacinação estará disponível enquanto houver estoque. Em Olímpia, cerca de 22.500 pessoas compõem o público-alvo, sendo que, segundo balanço da Vigilância Epidemiológica desde o início da campanha, foram aplicadas 7.546 doses, representando 34,85% de cobertura.

Além da gripe, está sendo feita ainda nas UBS a atualização de outros imunizantes do calendário nacional.

VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE

Olímpia também segue com a vacinação contra a dengue, conforme orientação do Estado. Até o momento, a imunização estava liberada para crianças com 10 e 11 anos completos, mas, a partir da próxima segunda-feira (20), adolescentes com 12 anos completos também poderão se vacinar em Olímpia.

Apenas 55 doses foram aplicadas até o momento, por isso, a secretaria de Saúde reforça a importância da imunização, que tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue.

Assim, os interessados podem procurar as unidades disponíveis para a vacinação. São elas: UBS Dr. Waldomiro Paiva Luz – Cohab I e II; UBS Dr. Clodoaldo Marins Sarti - Santa Ifigênia; UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho - São José; UBSF Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso - Campo Belo e no Postão de Saúde (Centro). A aplicação da vacina é realizada das 7h30 às 10h30 e das 13h às 15h30.

Nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, a vacinação está sendo feita por agendamento, conforme demanda identificada pelos agentes de saúde.

O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre as doses. Em Olímpia, a vacinação será liberada gradualmente até os 14 anos completos, com as mudanças do público divulgadas nos canais oficiais.

De janeiro a maio deste ano, o município registra 2.232 casos positivos e 2 óbitos confirmados em decorrência da doença. As ações de controle e combate seguem sendo intensificadas pelos agentes de Endemias, com busca ativa para eliminação de focos e criadouros, conscientização da população e nebulização nos bairros de maior incidência.

 

--

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia

Compartilhe