Olímpia participa da Semana Estadual de Combate à dengue com ações de orientação, educação e prevenção | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 

Notícias

Olímpia participa da Semana Estadual de Combate à dengue com ações de orientação, educação e prevenção

access_time25/11/2022

 

Olímpia participa da Semana Estadual de Combate à dengue com ações de orientação, educação e prevenção

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde e do Setor de Endemias, está participando ativamente da semana estadual de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, realizada em todo Estado, de 21 a 26 de novembro. A ação tem como objetivo promover uma grande força-tarefa para combater o mosquito da dengue, colaborando com a saúde pública e o meio ambiente.

Na segunda-feira (21), como abertura da semana, os agentes de endemias estiveram no distrito de Ribeiro dos Santos recolhendo entulhos em geral nas residências, como baldes, latas, garrafas e inservíveis, que possam acumular água, eliminando assim, os possíveis criadouros do mosquito transmissor. A atividade, com auxílio da secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, visitou também o distrito de Baguaçu e os principais bairros de Olímpia com registros e incidência de casos positivos de dengue, para retirada dos objetos.

A expectativa é recolher todos os resíduos que ainda estejam nas residências, mesmo depois do município ter passado pela ação do “Cidade Limpa”, no mês de maio, com 630 caminhões de materiais coletados e descartados.

Além das ações de limpeza, durante esses dias, as escolas municipais também desenvolveram atividades educacionais e de culminância com abordagem ao tema. Com apresentações musicais, trabalhos em cartazes e orientações, os alunos de diversas escolas da cidade e dos distritos aprenderam sobre informações para a prevenção e combate ao mosquito, bem como se proteger e deixar a dengue bem longe de casa, tendo em vista que a luta contra o mosquito Aedes Aegypti é de extrema importância e as medidas devem ser uma ação cotidiana.

Instruções aos moradores nas salas de espera da UBS da Cohab I e II, UBS da São José e aos funcionários do Parque Aquático Thermas dos Laranjais também aconteceram ao longo da semana.

DIA D

Agora, para finalizar a campanha, neste sábado, dia 26, será realizado na Praça Rui Barbosa o Dia “D”, com uma grande mobilização, das 8h às 12h, para conscientizar a população. O objetivo é chamar atenção para a prevenção da Dengue, Zika e Chikungunhya. Ao todo, desde o início do ano Olímpia registrou 1684 casos positivos de dengue, sendo que neste mês não foi confirmado mais nenhum caso na cidade.

Com um cronograma de visitas corriqueiras a residências e ações pontuais de limpeza, a secretaria de Saúde sempre orienta que, para controlar a proliferação do mosquito, é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água e caixas d’agua. Além de acondicionar pneus em locais cobertos, remover galhos e folhas de calhas, não deixar água acumulada sobre a laje, encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

 

--

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia

Compartilhe