Olímpia ganha primeira Pinacoteca para resgatar a arte e a cultura olimpiense | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 

Notícias

Olímpia ganha primeira Pinacoteca para resgatar a arte e a cultura olimpiense

access_time04/03/2022

Olímpia ganha primeira Pinacoteca para resgatar a arte e a cultura olimpiense

 

A Estância Turística de Olímpia inaugurou na noite dessa quinta-feira, 3 de março, a Pinacoteca Municipal “Professor Ivo de Souza”, um espaço montado dentro da Casa da Cultura e composto de mais de 50 obras com exposição de quadros, esculturas e artesanatos de artistas olimpienses. Um presente para a cidade de Olímpia em comemoração aos seus 119 anos de fundação.

 

A Pinacoteca, além de fomentar e disseminar a arte e a cultura no município, tem o compromisso de salvaguardar o acervo artístico da cidade, por meio de sua preservação e difusão. O conjunto de obras que a instituição abriga é constituído, principalmente, por produções de artistas olimpienses e, em sua grande parte, proveniente dos conhecidos Salões de Arte, Salões de Inverno e Salões de Pinturas e Artes Folclóricas que integrava a programação do Festival de Folclore.

Além do acervo, a Pinacoteca receberá diferentes mostras e exposições, com apoio da Associação Olimpiense dos Artistas Plásticos (OLIART), Associação Olimpiense de Cultura “Zeca Scura” (AOLC) e a Associação dos Artistas Olimpienses (Olimpiarte), atuando como um importante espaço das mais diversas produções artísticas. Com entrada gratuita, o público poderá contemplar as obras, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, na Casa da Cultura (Rua São João, 942 - Centro). A abertura contou com a presença de artistas olimpienses, família do homenageado, autoridades e teve ainda uma apresentação de violino do grupo Allegro Entretenimento.

 

A Pinacoteca recebe o nome do professor Ivo de Souza como homenagem e gesto de admiração ao saudoso professor, poeta e pintor que contribuiu com o ensinamento de milhares de olimpienses. Professor Ivo, foi graduado em Letras e pós-graduado na área de literatura brasileira pela UNESP, era especialista em Modernismo Brasileiro. Foi Consul Honorífico da Real Academia de Letras – Confraria dos Poetas em Porto Alegre e premiado em 2009, 2010 e 2011 com o Dragão Dourado do 9º, 10º e 11º Prêmio de Cultura Nacional. Publicou, em 2009, pela Real Academia, o livro “Poemas – Um retrato na parede”. Recebeu, em 2010, a “Comenda do Mérito Comunitário” e a “Medalha Professor José Sant’Anna”, outorgadas pela Câmara de Vereadores de Olímpia, pelos serviços prestados à Educação olimpiense. Faleceu em 26 de dezembro de 2017, deixando seu legado de talento e humanidade a toda comunidade olimpiense.

“Uma marca que entregamos para nossa cidade, no caminho que a gente vem perseguindo de buscar e identificar manifestações artísticas, criar oportunidade e valorizar a cultura e a arte na nossa cidade, unindo a produção artística, com a formação cultural e com um atrativo turístico que a nossa cidade passa a adicionar o que ela já oferece. Temos o Museu de Arte Sacra, o Museu do Folclore, a Estação Cultural e agora a Pinacoteca. Uma área no coração da cidade, uma referência cultural para a cidade, e nos veio a lembrança do Professor Ivo, que nos deixou cedo, e que todos nós admiramos, gostamos e vimos aqui uma oportunidade de perpetuar a presença do professor junto a Olímpia, junto a todos nós. Por isso, é uma satisfação enorme estar aqui, como prefeito, e poder abrir esse espaço, entregar para os nossos artistas, para nossa cidade, os nossos turistas, ainda mais homenageando o professor Ivo de Souza”, disse o prefeito Fernando Cunha.

 

EXPOSIÇÃO MIRTES MORAES

A Pinacoteca apresenta também nesta inauguração, a exposição de peças da artista plástica Mirtis Moraes. Por meio das esculturas, Mirtis eterniza os marcantes movimentos da música, da dança, do amor, da filosofia, do cinema e do teatro que encantam e motivam. Tudo no universo tridimensional com figurativo humano em movimento, em materiais no bronze, alumínio e mármore.

--

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia

Compartilhe