Olímpia divulga cronograma da Carreta do Câncer e reforça agendamentos nas UBS | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 

Notícias

Olímpia divulga cronograma da Carreta do Câncer e reforça agendamentos nas UBS

access_time03/05/2022

Olímpia divulga cronograma da Carreta do Câncer e reforça agendamentos nas UBS
A Estância Turística de Olímpia já tem cronograma para a Campanha de Prevenção ao Câncer, realizada pelo Hospital PIO XII de Barretos, em parceria com a Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde. A Carreta onde são realizados os exames estará no município entre os dias 13 de junho e 19 de julho, percorrendo todas as Unidades de Saúde e os distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu.
A expectativa é realizar cerca de 5 mil exames, sendo 1670 exames de Mamografia, 2500 Papanicolau, 450 de prevenção ao câncer bucal e 250 exames de Cólon e Reto (FIT). O objetivo da ação é prevenir e conscientizar a população sobre os riscos da doença, além de incentivar o tratamento precoce.

Os agendamentos já estão abertos em todas as Unidades Básicas de Saúde e no ARE (Postão), de segunda a sexta, das 07h às 17h. No caso da UBS dos bairros Cohab I e II, que está em reforma, o agendamento está sendo feito na Praça Mário Andreaza s/n, em frente à unidade, com funcionamento das 8h às 11h e das 12h às 15 horas. Para marcar o exame, o cidadão, que se encaixa nas condições da campanha, deve procurar a UBS mais próxima de sua residência, munido dos seguintes documentos originais e cópias: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.
Os requisitos para a realização do exame de mamografia é ter idade entre 40 anos e 69 anos, sendo que mulheres de 40 a 49 anos deverão realizar o exame anualmente e mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. Já para o Papanicolau, as mulheres de 25 a 64 anos devem procurar as UBS para o agendamento, enquanto as que estão fora da faixa etária não serão atendidas pela Carreta, uma vez que podem procurar as próprias Unidades de Saúde para realização do exame.
O exame de cólon e reto (FIT) é destinado aos homens e mulheres da faixa etária de 50 a 65 anos, que não tenham sido submetidos a colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos cinco anos. Por isso, a avaliação bucal tem foco em homens e mulheres com idade acima de 35 anos que fumam e/ou bebem ou abandonaram o vício há até 20 anos, ou homens e mulheres com qualquer idade com lesões suspeitas há mais de 15 dias.
Vale ressaltar que o agendamento é limitado, de acordo com a disponibilidade de vagas e horários. De acordo com o cronograma, o primeiro local a receber a Carreta será o ARE (Postão), no dia 13 de junho, passando por todas as Unidades de Saúde do município e dos distritos e finalizando no Centro de Referência do Idoso (CRI).
Confira o cronograma completo em anexo.
 
--
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Prefeitura da Estância Turística de Olímpia
(17) 3279-2725
 

Compartilhe