Novas exposições em comemoração ao primeiro ano de implantação da ECO serão abertas nesta quarta (21) | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 

Notícias

Novas exposições em comemoração ao primeiro ano de implantação da ECO serão abertas nesta quarta (21)

access_time20/12/2022

Novas exposições em comemoração ao primeiro ano de implantação da ECO serão abertas nesta quarta (21)

A ECO – Estação Cultural de Olímpia ganhará novas exposições a partir desta quarta-feira, dia 21 de dezembro. As mostras marcam a comemoração de um ano da implantação do atrativo, localizado no prédio da antiga Estação Ferroviária da cidade, que foi totalmente restaurado.

A cerimônia de abertura, que seria nesta terça-feira (20), foi transferida para às 17h30 de quarta-feira para finalização dos detalhes de montagem, garantido uma experiência completa ao público.

As novas exposições estão distribuídas nos três galpões da ECO, entre elas o destaque é para a mostra “No Coração Ardente”, da artista e curadora Edna Carla Stradioto, com 389 obras, que ficará disponível para visitação pelos próximos seis meses. A instalação recupera um poema de Thiago de Mello, que fala sobre aprender com o vento, criar um mundo de luz quando tudo é sombra e o desejo de voar livremente para construir uma vida de plenitude.

A sala inicial apresentará uma antologia da carreira da artista com 23 obras importantes, entre as quais diversas estiveram presentes em exposições internacionais e nacionais, e algumas em livros de arte de importante veiculação. O grande salão apresentará 366 obras inéditas da artista feitas especialmente para criar esse mundo em que a luz é a própria existência.

Além disso, de acordo com a secretaria de Turismo e Cultura, a galeria principal terá 19 novos desenhos da exposição o “Feminino” do artista Flávio de Carvalho, com curadoria de Marcus Lontra, que foram restauradas e emolduradas com a contribuição da Tereos. A exposição “A cor Brasileira” com obras de José Antônio da Silva também continua na ECO para contemplação.

“O lockdown teve um reflexo em mim que eu não tinha notado. À princípio, me sentia muito ansiosa para sair pelo mundo, mas sempre voltada muito reflexiva e cansada dos ruídos do mundo. Recentemente, recebi visitas inesperadas na minha casa: um casal de andorinha fez ninho em nossa residência e os filhotes teimavam em cair de lá. Esses seres tão pequenos foram como a voz de Deus em minha vida, e observar o aprendizado do voo dos filhotes moveu sentimentos profundos em mim. Essa exposição tem a ver com esse olhar, com esse mundo particular que carregamos para onde vamos, e tem tudo a ver com a voz de Deus que ecoa de nós e reverbera em luz, transformando tudo por onde a gente passa”, diz a artista Edna Carla Stradioto.

Desde sua inauguração, a ECO já recebeu três grandes mostras de artes de artistas plásticos renomados, como “O Feminino em Flávio de Carvalho”, “A Cor Brasileira” do pintor naif brasileiro José Antônio da Silva e “Arte: Várias Paisagens” com obras contemporâneas de acervos de colecionadores, valorizando e fortalecendo o turismo e a cultura na cidade.

O complexo é considerado um marco de resgate da história de Olímpia e o maior atrativo cultural e turístico do município, que ficou cerca de 15 anos sem uso e, em 2019, começou a passar por obras para a reativação como um centro cultural, com destaque para a conhecida “Maria Fumaça”, locomotiva que foi restaurada e realocada na nova estação. As obras no espaço continuam e, em breve, o local ganhará uma ala gastronômica, movimentando ainda mais o ambiente.

A Estação Cultural de Olímpia fica na Rua Coronel José de Medeiros, nº 477, Patrimônio de São João Batista e é aberta para visitação gratuita do público, de terça a domingo, das 15h às 21 horas.

Compartilhe