Noite de abertura do 58º Festival do Folclore registra recorde de público com mais de 25 mil pessoas | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 

Notícias

Noite de abertura do 58º Festival do Folclore registra recorde de público com mais de 25 mil pessoas

access_time08/08/2022

 

Noite de abertura do 58º Festival do Folclore registra recorde de público com mais de 25 mil pessoas

A grande expectativa para a retomada presencial do Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia foi totalmente superada. A noite de abertura da 58ª edição bateu recorde de público em toda história, registrando mais de 25 mil pessoas no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”.

O clima de saudade dos dois anos sem a festa no formato tradicional tomou conta, atraindo milhares de famílias olimpienses e visitantes. A solenidade teve início por volta das 19h com a Abertura do Pavilhão Cultural e de Artesanato, que este ano possui mais de 60 stands e conta com participação do GR Group, e Lançamento do Anuário da edição.

Na sequência, os olhares atentos se voltaram para a arena revitalizada do Recinto, onde foi realizado o Hasteamento das Bandeiras e o emocionante e esperado espetáculo de abertura, preparado pela secretaria municipal de Educação.

Com a participação de centenas de crianças da rede municipal de ensino, além de estudantes da Escola Estadual Capitão Narciso Bertolino, os grupos parafolclóricos Frutos da Terra e Godap, Grupo Arte na Alma e os amigos da Educação Municipal, a apresentação envolveu mais de 450 pessoas.

A apresentação emocionou e arrancou aplausos do público do festival. O tema “O Folclore Pulsando em Olímpia, Santa Catarina e todo o Brasil em um só Coração” destacou em seu roteiro a cultura da Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis, grupo homenageado deste ano. O espetáculo fez referência ainda a grandes mestres do Folclore, entre eles o saudoso Professor Wadão, apresentando a cultura, o artesanato, a fé, músicas, danças, cores e a magia do universo bruxólico do folclorista catarinense, Franklin Cascaes.

Após o espetáculo, teve início a cerimônia oficial de abertura. No palco, estiveram o prefeito Fernando Cunha, o vice Dr. Fábio Martinez, a secretária de Turismo e Cultura, Priscila Foresti, também presidente da Comissão Organizadora do Festival, secretários municipais, vereadores, representantes da associação Olímpia Para Todos, membros da Comissão Executiva do 58º Fefol, além do secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, representando o Governador Rodrigo Garcia e o secretário geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, que na última sexta-feira (05), assinou uma parceria com a Prefeitura para a nova concepção do Museu do Folclore. Também subiram ao palco um casal representante de cada grupo presente e o senhor Clarismundo Sant’anna, irmão do saudoso professor José Sant’anna.

As autoridades e o público receberam cerca de 20 grupos participantes da edição deste ano, que estavam presentes no Recinto e desceram as escadas, desfilando pela arena.

Durante a cerimônia, o prefeito Fernando Cunha destacou a importância do envolvimento e trabalho da Educação, a representatividade dos grupos para preservação da cultura e declarou aberta a edição.

“É um momento de alegria, após dois anos, estarmos aqui de volta e poder receber os grupos de todo o país. Tenho que agradecer a todos os parceiros, equipe e voluntários que juntos com a Prefeitura possibilitaram a realização do nosso festival. Agradeço a presença de vocês que vieram prestigiar e dos grupos que representam a essência da cultura popular brasileira e engrandecem o nosso festival, são a razão da nossa festa. E tenho que agradecer também as nossas crianças, os pais, nossos professores, diretores e todas as nossas escolas pela linda abertura que fizeram. Essas são as riquezas que Olímpia tem, que fazem da nossa cidade a Capital Nacional do Folclore e uma vez por ano todos nos encontramos aqui. Então, o Brasil é Olímpia essa semana e, por isso, desejo a todos um excelente festival e declaro aberto o 58º Festival do Folclore de Olímpia”, disse o prefeito Fernando Cunha.

Com isso, foi dado início às apresentações no Palco Principal. O grupo que abriu o 58º FEFOL foi o Frutos do Pará – Belém/PA, homenageado da edição híbrida de 2021. Na sequência, se apresentaram Terno Vilão de Nossa Senhora de Fátima – Catalão/GO, Banda de Congo Beatos de São Benedito – Vila Velha/ES, a Cia de Ritmos e Danças Populares – Cordapés – Fortaleza/CE, Grupo Folclórico Mineiro Pau e Boi Pintadinho – Santo Antônio de Pádua/RJ, Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema – Campina Grande/PB, Grupo Cultural Xique Xique - Maceió/AL e, encerrando a noite, o Grupo Parafolclórico Siriri Flor de Atalaia – Cuiabá/MT.

No domingo (07), a programação começou cedo com a Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz de São João Batista, que reuniu milhares de pessoas e grupos participantes. À noite, 15 grupos se apresentaram no Palco, na segunda noite do festival, também com a presença maciça do público, registrando mais de 12 mil pessoas.

Além do público presencial do Recinto, a programação também é transmitida ao vivo no Youtube e Facebook oficiais do FEFOL. No primeiro fim de semana, cerca de 17 mil visualizações foram computadas nos canais, alcançando mais de 20.400 pessoas.

O FEFOL segue até o dia 14 de agosto, com diversas atividades gratuitas. A programação completa (sujeita a alterações) está disponível no site bit.ly/Programação-58ºFefol.

O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio cultural dos projetos do Governo do Estado, ProAC e Juntos pela Cultura, da Associação Olímpia para Todos, apoio institucional da TV Tem e patrocínio de empresas olimpienses.

 

Mais informações:

http://www.folcloreolimpia.com.br 

http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial

http://www.instagram.com/fefoloficial

https://www.youtube.com/c/FolcloreOlímpia

 

--

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia

Compartilhe