Locomotiva volta para a Estação Ferroviária em Olímpia | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 

Notícias

Locomotiva volta para a Estação Ferroviária em Olímpia

access_time13/09/2021

Locomotiva volta para a Estação Ferroviária em Olímpia

A nova e restaurada Estação Ferroviária recebeu no último sábado, 11 de setembro, a Locomotiva que por muitos anos esteve instalada e em exposição no antigo Museu do Folclore, hoje Museu de Artes Sacras e Diversidade Religiosa. O prefeito Fernando Cunha esteve no local e acompanhou a transferência da conhecida “Maria Fumaça”, ao lado dos secretários municipais de Obras (Leandro Gallina) e Turismo (Priscila Foresti).

Durante a visita, o prefeito lembrou o importante trabalho que locomotiva realizou por tantas décadas, transportando cargas e passageiros e colaborando para o desenvolvimento de Olímpia. “Em breve, ela estará em um local que sempre trabalhou e nós iremos fazer com que a estação seja um marco cultural, tendo a locomotiva e os trilhos como um ponto de embelezamento”, disse o chefe do Poder Executivo. Todo o transporte foi realizado com dois caminhões guinchos e contou com ajuda de macacos hidráulicos, além da adaptação de dois eixos.

Além dessa locomotiva, outros vagões ainda serão colocados no espaço. “Nós estamos comprando dois vagões antigos, que serão colocados na locomotiva como se tivessem sendo rebocados. Um vagão é de passageiros, e terá mesas e poltronas, e um outro de cargas, todo fechado, para exposição de fotografias e exibição de filmes históricos e antigos de quando a estação funcionava”, afirmou o prefeito.

 

A Estação Ferroviária, que funcionou até o ano de 1968, com trens e vagões em operação, foi desativada com o surgimento das rodovias. Dos anos de 1920 até final da década de 1960, a Locomotiva transportou em grande parte o café, que ajudou Olímpia a se desenvolver. Agora, o espaço está sendo revitalizado e será transformado na Estação Cultural de Olímpia - ECO.

 

A primeira etapa deverá ficar pronta no final de novembro para visitação. “A Estação Cultural de Olímpia será um espaço que a população de Olímpia e os turistas poderão passear e prestigiar a cultura, arte, música, artesanato e tudo aquilo que faz parte da história da cidade”, finalizou Fernando Cunha.

 

--

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia

Compartilhe