Estação de Tratamento de Esgoto recebe licença definitiva de operação | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 

Notícias

Estação de Tratamento de Esgoto recebe licença definitiva de operação

access_time18/08/2021

Estação de Tratamento de Esgoto recebe licença definitiva de operação

A Estação de Tratamento de Esgoto “Olhos D’Água” está recebendo a licença definitiva de operação, com 100% do esgoto tratado. Para marcar o processo de despoluição do Córrego Olhos D’Água, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia e a Daemo Ambiental realizarão neste sábado, 21 de agosto, a soltura de alevinos e plantio de árvores.

A atividade será realizada nas margens do córrego, próximo ao emissário final da ETE, onde a água tratada é devolvida ao rio. Inicialmente, 3 mil alevinos serão colocados, trazendo vida ao local, que estava contaminado devido ao lançamento do esgoto in natura. O evento contará com a participação do prefeito Fernando Cunha, de membros de clubes de serviço de Olímpia, como Rotary Club de Olímpia Integração, com o projeto “Rio Vivo”, além dos colaboradores da secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, Daemo Ambiental, demais secretários municipais e vereadores.

A Estação de Tratamento de Esgoto é considerada a maior obra de saneamento da história da cidade. Entregue oficialmente no final de 2019, a ETE passou por processo biológico, em que os microrganismos foram formados para consumir e degradar a matéria orgânica, além de formalização dos trâmites legais necessários para a operação, como a liberação da CETESB e a outorga que autoriza o município a devolver o esgoto tratado ao Córrego Olhos D’Água.

Agora, o equipamento trata 100% do esgoto recebido, com eficiência de quase 90%, acima do que pede a legislação, o que representa regularidade ambiental da estação e compromisso com meio ambiente e órgãos ambientais.

A ETE, cujo investimento foi de R$ 28 milhões, permite a retirada de aproximadamente 10 milhões de litros de esgoto por dia do córrego, beneficiando toda a população da cidade e da região, bem como as bacias hidrográficas dos rios Turvo e Grande.

 

--

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia

Compartilhe