Demência é tema de palestra gratuita de geriatra, neste próximo sábado (20 de setembro), na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 

Notícias

Demência é tema de palestra gratuita de geriatra, neste próximo sábado (20 de setembro), na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto

access_time17/09/2025

Demência é tema de palestra gratuita de geriatra, neste próximo sábado (20 de setembro), na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto

A demência, a redução dos riscos de tê-la e os desafios para o portador ter um futuro mais saudável compõem o tema da palestra gratuita que a médica geriatra Ana Carolina Garcia e Garcia apresenta, neste próximo sábado (20 de setembro), a partir das 8h30, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto. Estimativas recentes apontam que 8,5% da população com mais de 60 anos no Brasil vivem com algum tipo de demência, o que equivale a 2,7 milhões de pessoas.
A palestra é aberta à população e tem o apoio da Simon Presta Corretora de Seguros. A Sociedade de Medicina e Cirurgia está localizada na alameda Dr. Oscar de Barros Serra Dória, 5.661, no bairro São Manoel, em Rio Preto. Mais informações pelo telefone 17 3227.7577.
A demência é uma síndrome (conjunto de sintomas), caracterizada pelo comprometimento persistente de funções cognitivas como memória, linguagem, raciocínio, orientação espacial ou temporal, julgamento e capacidade de realizar tarefas cotidianas. Ela não afeta a consciência, mas provoca deterioração progressiva. 
As causas são diversas. A mais comum é a doença de Alzheimer (entre 60-70% dos casos). Outras formas incluem demência vascular (lesões no sistema circulatório cerebral, AVC etc.), demência com corpos de Lewy, frontotemporal, entre outras. Há fatores genéticos, mas muitos fatores de risco são modificáveis: hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, alcoolismo, isolamento social, baixa escolaridade, perda auditiva ou visual não tratadas etc.
Com o envelhecimento da população brasileira, expectativa de vida crescente e padrões demográficos favoráveis, o número de casos tem aumentado e deve continuar a aumentar substancialmente nas próximas décadas. 
Os sintomas da demência são esquecimento que afeta a vida cotidiana, principalmente de eventos recentes, dificuldade para planejar ou resolver problemas, problemas de linguagem/verbalização (esquecer palavras, confusão com nomes de objetos), dificuldade em reconhecer objetos visuais ou lidar com tarefas que antes eram normais e desorientação no tempo ou espaço e alterações de humor ou comportamento: irritabilidade, apatia, insegurança, isolamento social etc.
Não há cura conhecida até o momento. O tratamento foca em retardar a progressão dos sintomas; manejo dos sintomas cognitivos e comportamentais (medicações específicas, suporte psicossocial); cuidados de suporte com o ambiente e rotina; interação social e estimulação cognitiva; reabilitação; cuidados familiares. 
Para prevenir a demência, muito se pode fazer, e precocemente, para reduzir ou adiar casos. Algumas medidas são: manter educação de qualidade desde a infância, estimular aprendizado contínuo (ajuda a construir “reserva cognitiva”); controlar fatores de risco cardiovascular: hipertensão, diabetes, colesterol alto; cuidar do peso; evitar tabagismo e uso excessivo de álcool; praticar atividade física regularmente; manter vida social ativa, evitar isolamento; tratar depressão ou outros problemas de saúde mental e corrigir perdas auditivas ou visuais quando presentes.

Compartilhe