Baixo índice de imunização contra o sarampo em Olímpia faz Saúde reforçar importância da vacinação para crianças | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 

Notícias

Baixo índice de imunização contra o sarampo em Olímpia faz Saúde reforçar importância da vacinação para crianças

access_time23/05/2022

Baixo índice de imunização contra o sarampo em Olímpia faz Saúde reforçar importância da vacinação para crianças

Considerada uma doença anteriormente erradicada no Brasil, o sarampo é altamente contagioso e grave, principalmente para as crianças. Por isso, tendo em vista que o vírus voltou a circular no país, nos últimos anos, os órgãos de saúde alertam para a importância da vacinação, que é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença.

Em Olímpia, a Campanha Nacional de Imunização teve início no dia 30 de abril e, em quase um mês de duração, vacinou apenas 15% do público necessário. Isso porque, das 3025 crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que compõem o grupo prioritário, somente 469 procuraram as UBS.

Por isso, a secretaria de Saúde reforça a necessidade da vacinação a fim de evitar casos da doença no município. Segundo balanço da Vigilância Epidemiológica, a cidade registrou um caso positivo em 2019 e outro em 2020. No último ano, houve um caso suspeito que foi descartado e, até o momento, não foram registradas notificações da doença em 2022.

O sarampo é uma infecção viral grave para crianças pequenas, que se espalha pelo ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar. Os sintomas do sarampo aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição. Eles incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. Não há tratamento para se livrar de uma infecção de sarampo estabelecida, sendo a prevenção por meio da vacina o método mais indicado para evitar o contágio.

A vacinação está disponível em todas as Unidades de Saúde do município para as crianças na faixa etária indicada, com a necessidade dos pais ou responsáveis apresentarem documento pessoal e a carteirinha de vacinação da criança para receber a dose. No próximo domingo, dia 29 de maio, um posto de vacinação também será montado durante o Tem Arte, na Avenida dos Olimpienses, das 9h às 12h, para ampliar a cobertura vacinal.

 

--

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia

Compartilhe