Antigo prédio do CREAS recebe obras de restauro e ampliação estrutural | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 
prefeitura

Notícias

Antigo prédio do CREAS recebe obras de restauro e ampliação estrutural

access_time25/05/2022

 

Antigo prédio do CREAS recebe obras de restauro e ampliação estrutural

O imóvel que abrigava o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, na Rua Conselheiro Antônio Prado esquina com a Rua Bernadino de Campos, está passando por grande reforma estrutural para restauro e ampliação do local.

O prédio, considerado histórico, foi sede da primeira Biblioteca Pública Municipal, inaugurada em 1951, no pavimento térreo, cujos móveis originais, de leitura, cadeiras e apoios de livros existem até hoje na Casa da Cultura. Já no espaço superior funcionava o posto de puericultura, uma área da saúde que acompanha o desenvolvimento infantil.

Tendo em vista sua importância patrimonial, a reforma do imóvel está passando por processo de restauração, resgatando e conservando as características típicas do prédio. Segundo a arquiteta, mestre e especialista em restauro da Prefeitura, Rosely Seno, que acompanha o projeto, o prédio possui a simplificação formal, típica dos anos 50, com marcas do modernismo, que viria com força total, na década de 1960. Entretanto, ainda possui adornos que envolvem as esquadrias e molduras em toda a extensão do prédio.

O gradil da sacada é de ferro forjado e constituído com adornos do repertório Art nouveau, como o delicado "camafeu", elemento decorativo principal do guarda corpo. O piso do pavimento superior era de madeira e o térreo de ladrilhos hidráulicos. Com isso, o restauro compreenderá o resgate da cor externa da edificação, assim como das características originais do prédio, como adornos, esquadrias, pisos, etc.

Além da preservação histórica, o espaço está recebendo melhorias em sua estrutura física, incluindo forro, cobertura, substituição do piso e revestimentos, instalações hidráulicas e elétricas, bem como um elevador hidráulico para pessoas com mobilidade reduzida, facilitando a acessibilidade. O local terá ainda novas salas de atendimento e banheiros para ampliar o funcionamento dos serviços.

Para as obras, estão sendo investidos mais de R$ 560 mil reais em recursos próprios, provenientes de operação de crédito (FINISA), sob a responsabilidade da empresa Olívio & Aguillar LTDA., vencedora da licitação. Os serviços tiveram início no último mês, com estimativa total de seis meses para execução.

O CREAS é um equipamento que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências, como assédio, discriminação, abuso, ou por demandar cuidados em razão da idade ou deficiência. A previsão é de que o atendimento retorne para o prédio original após a reforma.

Momentaneamente, o CREAS atende na Praça Mário Garcez Novais, 170 – Centro, próximo à escola Santo Seno, telefone (17) 3281-6405.

 

--

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia

Compartilhe