A força do turismo de Olímpia | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 
dengue

Notícias

A força do turismo de Olímpia

access_time08/05/2021

A força do turismo de Olímpia

Na década de 50 do século passado, a Petrobras perfurou poços em Olímpia procurando petróleo, mas só achou águas quentes. Mais tarde, já na década de 80, a Paulipetro insistiu na prospecção e novamente encontrou água aquecida. Mas um grupo de empresários da cidade viu oportunidade de negócio na falta de sorte da cruzada petrolífera e logo abriu um parque aquático, o Thermas dos Laranjais. Aos poucos, passou a atrair moradores de toda a região e, assim, nasceu o destino turístico de Olímpia. Gradativamente, surgiram hotéis e resorts, como o Hot Beach Resort e o Celebration Resort Olímpia administrados pela Fibra Olímpia, o segundo parque aquático da cidade, o Hot Beach Olímpia, e outros atrativos. E a cidade interiorana, que hoje tem 55 mil habitantes, viu o número de turistas aumentar ano a ano, passando de 3 milhões de visitantes em 2019, segundo dados da Prefeitura de Olímpia. A Estância Turística de Olímpia se transformou na queridinha das famílias que buscam diversão em águas quentes, disputando mercado com tradicionais destinos brasileiros.

É um feito a ser comemorado neste 8 de Maio, Dia Nacional do Turismo. Olímpia, que saltou de 9 mil leitos de hospedagem em 2016 para 26 mil leitos em 2019, já recebe cerca de 10% dos 20 milhões turistas que visitam o Estado de São Paulo e a expectativa é aumentar esta cifra. O turismo é um dos setores econômicos mais pujantes, dinâmicos e relevantes atualmente. Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) evidenciam que as atividades do turismo apresentam um dos campos de maiores índices de crescimento econômico no mundo, com impactos significativos no comércio, emprego, renda, promoção social, sustentabilidade e investimentos, tornando-se um dos principais motores do desenvolvimento econômico contemporâneo dos países.

Em 2019, o PIB do turismo paulista atingiu mais de R$ 222,3 bilhões, de acordo com dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), vinculado à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. O turismo paulista cresceu, em 2019, 5,3%, mais do que o dobro do País. Só o setor parques brasileiro, já em 2019, recebia 30 milhões de visitantes e movimentava mais de R$ 3 bilhões na economia por ano. Olímpia tem dois parques aquáticos – Hot Beach Olímpia e Thermas dos Laranjais – e um temático – Vale dos Dinossauros. Com o título de capital nacional do folclore, Olímpia sedia, anualmente, o principal festival do gênero do Brasil, com apresentações de grupos parafolclóricos de todas as regiões do País. O turismo já responde por 55% da economia de Olímpia, gerando empregos e riquezas.

A indústria do turismo como um todo foi bastante prejudicada em 2020 e neste ano por causa da pandemia, mas o horizonte é animador: pesquisa da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) releva que, em 2020, nada menos do que 96% dos brasileiros que decidiram viajar buscaram um destino dentro do próprio país. E a perspectiva é que esse comportamento persista. É um redescobrimento do Brasil!  Sem precisar de aéreo, para quem mora no Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, norte do Paraná e leste do Mato Grosso do Sul, Olímpia é opção vantajosa para diversão em parques sem a necessidade de dólar, que está caro, nem visto para viajar. A indústria do turismo em Olímpia segue aquecida, com projetos como Museu de Cera, Centro de Convenções e até um aeroporto próprio. É o destino ampliando seu leque de atrativos! Olímpia, que carinhosamente é chamada de “Orlandinho caipira”, tem tudo para atrair nova fatia de turistas, inclusive entre os que costumavam viajar para os Estados Unidos em férias para diversão em parques aquáticos e temáticos.

Sergio Ney Padilha Garcia, CEO do Hot Beach Parque & Resorts

Compartilhe