58º Festival do Folclore de Olímpia lança cartaz oficial do evento e divulga preparativos da edição presencial | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 

Notícias

58º Festival do Folclore de Olímpia lança cartaz oficial do evento e divulga preparativos da edição presencial

access_time11/07/2022

58º Festival do Folclore de Olímpia lança cartaz oficial do evento e divulga preparativos da edição presencial

A Estância Turística de Olímpia, Capital Nacional do Folclore, entra, a partir desta quarta-feira (06), na contagem regressiva para o 58ª Festival do Folclore, que, após dois anos, voltará a ser presencial, de 06 a 14 de agosto de 2022, no Recinto do Folclore.

Assim, faltando um mês para o evento, considerado um dos maiores e mais importantes de preservação da cultura popular brasileira, a Comissão Executiva Organizadora lançou, nesta manhã, o Cartaz Oficial da edição deste ano.

Em cerimônia realizada no Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, foi apresentado o material institucional que traz como elemento principal uma imagem ilustrativa da Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis – Santa Catarina, grupo homenageado desta edição. Antes do lançamento oficial, os alunos da EMEB Joaquim Miguel dos Santos fizeram uma apresentação do espetáculo “Boi de Mamão”, em referência ao grupo homenageado.

Com mais de 50 anos de história, o grupo é considerado um dos mais antigos da capital catarinense, com uma apresentação que conta a tradicional história da morte e ressurreição do boi, um clássico da cultura de Santa Catarina, com personagens como a cabra, a bernúncia, o bode e a maricota, interpretando um espetáculo que interage com todas as idades. O cartaz traz ainda símbolos da flor Dália, em referência ao Jubileu celebrado neste ano, conforme o legado deixado pelo idealizador do festival, Professor José Sant’anna.

Em nove dias de festa, a organização do festival tem a expectativa de atrair um público de mais de 150 mil pessoas, para o Recinto do Folclore, superando a última edição presencial. A festa reúne, há quase 60 anos ininterruptos, grupos e manifestações folclóricas de diversos estados do país e, em 2022, contará com a participação de cerca de 50 grupos de mais de 15 Estados, de todas as regiões brasileiras.

As novidades foram divulgadas pela secretária de Turismo e Cultura e presidente da Comissão Organizadora, Priscila Foresti, que falou também sobre a organização da festa. “Hoje, estamos a 1 mês do festival. Essa festa que, assim como o Boi de Mamão, representa o renascimento, após dois anos sem o festival presencial. Agradeço ao prefeito pela confiança em nossa equipe, com o olhar visionário e sensível à importância da cultura em nosso município, que tem feito com que a cidade se aproprie de tudo que tem sido realizado nesse setor. Como dizia o Professor Sant’anna, o folclore é uma festa do povo, de todos e, desde o início da retomada dessa edição, temos contado com os esforços e o envolvimento natural de todas as secretarias e colaboradores para que a nossa festa tão grandiosa aconteça. Serão pelo menos 50 grupos folclóricos, cerca de 1.200 dançarinos e 10 mil refeições servidas. A largada está dada e a alma do festival vai nascer a cada dia para difundir a importância da cultura popular brasileira”, declarou a secretária.

Também presente no lançamento, o prefeito Fernando Cunha falou sobre o compromisso que a cidade tem com a preservação da cultura. “Somos a Capital Nacional do Folclore e temos que honrar este compromisso em perpetuar a vasta e rica cultura do nosso país. O cartaz da festa presencial deste ano está sendo lançado e, assim, vamos reconquistando o espaço que o nosso festival precisa ter. Agradeço a toda a equipe envolvida e também ao apoio do nosso deputado Geninho porque o prefeito precisa criar um consenso construir um estado de bem-estar social, em todas as áreas, e, aqui, não deixamos pra trás nenhuma dessas dimensões. Atendemos a Saúde, a Educação, as Obras, mas temos buscado fortalecer e resgatar também a Cultura. Prestigiamos aqui a dança das crianças e vejo o aprendizado lúdico que proporcionamos nas escolas, com o enredo, a dança, a música, as vestimentas. Começamos desde a infância essa multiplicidade de valores, representando o nosso país porque, se vocês pararem pra pensar, o que temos no palco do festival é uma viagem que, a cada meia hora, mudamos de um estado para outro, com a sensação de que mudamos de país, de tão vasta que é a nossa cultura. É isso que queremos mostrar para as pessoas, introduzir também em nosso turismo para engrandecer nossa cidade cada vez mais. Estamos ansiosos para poder retomar o festival presencial, que será um dos melhores que já tivemos”, destacou o prefeito.

Além das apresentações noturnas, a programação do FEFOL contará com diversas atividades culturais, integrativas e educacionais ao longo do dia, como nas edições anteriores, cujo cronograma completo será divulgado em breve.

O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio dos projetos do Governo do Estado, ProAC e Amigos da Arte, da Associação Olímpia para Todos, e patrocínio de empresas olimpienses.

 

Mais informações:

http://www.folcloreolimpia.com.br 

http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial

http://www.instagram.com/fefoloficial

https://www.youtube.com/c/FolcloreOlímpia

 

--

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia

Compartilhe