*Escritora olimpiense lança livro que resgata o protagonismo feminino* | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 

Notícias

*Escritora olimpiense lança livro que resgata o protagonismo feminino*

access_time15/12/2021

*Escritora olimpiense lança livro que resgata o protagonismo feminino*

Após ter sido lançado na Livraria da Vila, na capital paulista, e na Bienal do livro, no Rio de Janeiro, chegou a vez da Estância Turística de Olímpia receber o livro “Mirta delle Murate”, da escritora olimpiense, Sheila Ribeiro Pereira. Uma noite de autógrafos está programada para o dia 16 de dezembro (quinta-feira), das 19h30 às 21h30, no mais novo empreendimento do município, o Roots Food Park.
Mirta delle Murate, o primeiro livro da autora, é um romance histórico datado do final do século XV. A trajetória da jovem Mirta, submetida à vida no claustro em Le Murate, um convento beneditino de Florença, e sujeita à opressão praticada pelo Estado, sociedade e igreja renascentistas, é o fio condutor de uma incomum história de resistência feminina.
“É um livro sobre a clausura e é também um livro feminista, na medida em que ele conta a história da resistência dessas mulheres no claustro. É um romance de ficção, mas não muito, porque as histórias contadas são perfeitamente atuais. Os desafios vividos ali, ainda conseguimos vê-los, infelizmente, repetidos nos dias de hoje”, afirmou Sheila.
Com aquarelas da atriz e artista plástica, Talitha Pereira – filha da escritora, Mirta delle Murate inaugura a Coleção Thea, que apresentará uma seleção de obras inspiradas nessa divindade pré-helênica e, portanto, focada em resgatar da insignificância a contribuição feminina para a civilização ao longo da história.
*A ESCRITORA*

A autora olimpiense, Sheila Ribeiro Pereira, é geógrafa e advogada. Profissionalmente, além de atuar em suas áreas de formação, foi produtora cultural do MIS de São Paulo (Museu da Imagem e do Som), a convite de Ricardo Ohtake. De forma privada, realizou ações importantes para o cenário cultural paulista e carioca, como a produção de shows e lançamentos de CDs, com destaque para as apresentações dos Balés russos Bolshoi e Kirov.
“A escrita sempre esteve presente na minha vida, como um instrumento de trabalho. Algumas vezes, arrisquei passear pela literatura, mas de forma tímida e envergonhada, escrevendo contos e crônicas, mas nunca levei isso a sério. Creio que a maturidade me permitiu enfrentar o desafio que me foi apresentado por uma experiência que vivi e ser generosa comigo o bastante para trazer a público meu primeiro livro. Estou muito feliz com o resultado! Mirta foi construído por uma equipe super qualificada e majoritariamente feminina. A editora responsável foi a Bella, chefiada pela Ana Landi, com 30 anos de experiência no mercado editorial; a preparadora de texto foi a Neide de Oliveira, jornalista que atuou em publicações consagradas como a Revista Veja; o revisor foi João Hélio de Moraes, profissional experiente e que se encontra à frente da Tecer, comunicação; a ilustração é criação da Talitha, aquarelista que já participou de diversas exposições em São Paulo e o designer gráfico é da Helena Salgado, que ficou entre os 10 finalistas do prêmio Jabuti de 2021”, ressaltou a autora.
*SERVIÇO*
_Lançamento do Livro “Mirta delle Murate”_
16 de dezembro, quinta-feira, das 19h30 às 21h30
Roots Food Park (Sunset Bar Rooftop)
Avenida Aurora Forti Neves, 71 - Centro
Estância Turística de Olímpia - SP

Compartilhe