Prefeitura de Olimpia inicia pesquisa com testes de Covid em moradores para mapear contágio na cidade | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 
Últimos Flagras

Notícias

Prefeitura de Olimpia inicia pesquisa com testes de Covid em moradores para mapear contágio na cidade

access_time20/07/2020

Prefeitura inicia pesquisa com testes de Covid em moradores para mapear contágio na cidade

A partir desta segunda-feira, dia 20, a Prefeitura de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, iniciou uma pesquisa para analisar o cenário da contaminação pelo Coronavírus no município, com a testagem da população por amostragem.

 

O estudo visa testar assintomáticos para mapear o avanço do contágio pelo vírus a fim de oferecer informações que propiciem um panorama epidemiológico local e auxiliem na definição de estratégias de contenção e prevenção para o enfrentamento da Covid-19.

 

Para isso, a ação envolverá cerca de 500 moradores da cidade e dos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, que foram sorteados por um modelo estatístico, abrangendo todas as regiões da cidade e levando em conta quesitos como idade, gênero, localidade, nível de escolaridade, entre outros. A seleção foi realizada pela equipe do Cartão Cidadão, que sorteou os moradores com base nos critérios definidos e agendou a coleta dos exames nas residências, além de contar com o apoio técnico do Instituto Sinfor - Consultoria e Pesquisa, empresa especializada contratada pelo município, desde o início da gestão, por meio de licitação.

 

Agora, as equipes formadas por um profissional de saúde e um pesquisador estão percorrendo as casas agendadas para realizar os testes e aplicar um questionário, que aborda os impactos sociais, econômicos e de saúde desencadeados pela pandemia. Ao todo, quatro duplas estão fazendo o trabalho de campo, que tem previsão de ser concluído em 15 dias.

 

Para a pesquisa, foram adquiridos pela Prefeitura testes rápidos de sorologia IGM/IGG, que identificam se o paciente já foi exposto ao vírus ou se ainda está contaminado e se produziu anticorpos. Dessa forma, a testagem permitirá ao município analisar o grau de contaminação bem como a aquisição de imunidade para que haja um maior controle do avanço e a retomada das atividades econômicas possa ser feita com mais segurança e responsabilidade.

“Esperamos chegar nesse momento porque agora nós já temos mais de 100 dias da Covid e vamos estabelecer uma referência, um ponto de partida do grau de contaminação e do grau de imunização da cidade. Teremos moradores de todos os bairros da cidade testados e vamos demorar uns 15 dias para fazer esses exames e, desta maneira, podemos entender o verdadeiro cenário para estabelecer melhores estratégias de saúde para conter a propagação, tratando a situação com a consciência e a seriedade que a Covid requer”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

GRIPÁRIO

Vale ressaltar ainda que além da testagem para a pesquisa, o município segue realizando a análise de pacientes com sintomas característicos de Covid e também de síndromes gripais, devido ao novo protocolo de testagem definido pelas autoridades superiores de saúde.

 

Nos próximos dias, serão finalizadas as instalações temporárias do chamado “Gripário”, ao lado do Postão, no prédio que abrigará o Centro de Saúde da Mulher, que será destinado, inicialmente, a atender pacientes com sintomas de gripes e resfriados e testá-los conforme avaliação médica.

 

 

--

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia

(17) 3279-2725

 

Compartilhe