Iguatemi Rio Preto é pioneiro no interior paulista na implantação de compostagem para destinação dos resíduos orgânicos | OlímpiaNaBalada.com | Se você não quer aparecer não deixe o Walthinho te ver! Documento sem título
 

Notícias

Iguatemi Rio Preto é pioneiro no interior paulista na implantação de compostagem para destinação dos resíduos orgânicos

access_time09/12/2016

Iguatemi Rio Preto é pioneiro no interior paulista na implantação de compostagem para destinação dos resíduos orgânicos

Iniciativa promove conscientização, ajuda na preservação do meio ambiente e reduz custos.

 

São José do Rio Preto, 9 de dezembro de 2016 – Como parte das ações de desenvolvimento sustentável, o Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto implantou, no segundo semestre de 2016, o processo de compostagem, onde todo o lixo orgânico – como, por exemplo, os restos de comida da praça de alimentação e as folhas secas das árvores, recolhidas no shopping – são reaproveitados. A iniciativa garante a destinação ambientalmente adequada do lixo e sua reutilização como composto orgânico (adubo) na manutenção das áreas verdes do shopping e parte é destinada a projetos ambientais do município.

 

“Um dos pilares do Iguatemi Rio Preto é a sustentabilidade. Desde a sua construção, em que o projeto arquitetônico do shopping ‘abraçou’ a Figueira centenária, até a instalação de sistema de redução de consumo e reaproveitamento da água da chuva, bem como utilização racional da energia em suas operações do dia a dia e a reciclagem dos resíduos sólidos, o Iguatemi Rio Preto mostra que o desenvolvimento sustentável está em seu DNA. A compostagem vem para somar, junto a essas ações”, explica o Gerente Geral do Iguatemi Rio Preto, Paulo Tilkian.

 

O processo de compostagem do shopping foi desenvolvido e aprimorado pelos próprios colaboradores do shopping, que a partir de estudos e pesquisas verificaram a melhor maneira de desenvolver a ação e criaram as condições para que isso acontecesse no centro de compras. Desde o local, os produtos utilizados e equipamentos que seriam utilizados, até a formatação do processo de sensibilização.

 

“No Iguatemi Rio Preto são 12 toneladas, por mês, de lixo orgânico, que seriam encaminhados para o aterro sanitário, e que agora são utilizados para a compostagem. A partir desse processo, são produzidas 6 toneladas de composto orgânico para utilização na manutenção das áreas verdes do shopping.”, complementa o gerente.

 

Entre os benefícios da implantação desse projeto, além da destinação ambientalmente adequada de todo o lixo orgânico produzido, estão: a conscientização sobre o desperdício de todos os envolvidos no processo e estímulo à mudança de hábito – colaboradores dos setores administrativo, lojistas, prestadores de serviços e clientes; baixo investimento para a implantação do sistema; a diminuição de custos relacionados à destinação dos resíduos; não é preciso de uma grande área para realização da compostagem; e o benefício do solo, uma vez que o composto orgânico gerado é mais rico em nutrientes e sais minerais se comparado ao composto convencional.

 

“Somos os pioneiros entre as grandes empresas de varejo a implantar a compostagem. Esperamos que a partir da nossa iniciativa possamos inspirar outros empreendimentos a promoverem ações de desenvolvimento sustentável como esta”, reforça Paulo Tilkian.

 

Saiba mais sobre o processo de compostagem do Iguatemi Rio Preto:

  • Todo o lixo recolhido é separado em orgânico, reciclável e rejeitos (lojistas fazem a separação, antes de dispensar nos contêineres, e os lixos da Praça de Alimentação são separados pelos funcionários da limpeza).
  • Em seguida, esse lixo orgânico, bem como as folhas das árvores e plantas recolhidas no shopping, é direcionado ao processo de compostagem.
  • Na primeira etapa, todo o resíduo orgânico (restos de alimentos e plantas secas) é pesado para que sejam adicionadas, nas devidas proporções, as enzimas - produzidas a partir de algas marinhas, totalmente naturais - que vão acelerar o processo de compostagem e junto à serragem, que ajudará no processo de secagem desse lixo. Tudo é misturado em uma betoneira (cerca de 20 minutos).
  • Depois, o resíduo passa por um triturador e é colocado em uma caixa de plástico aberta, que irá “descansar” por pelo menos 24 horas. Nesse tempo, as enzimas irão agir na decomposição.
  • Na segunda etapa do processo, o composto passa novamente pela betoneira, onde as enzimas são novamente misturadas. Na sequência, o resíduo é alocado em caixas plásticas abertas, onde permanecerá por até três dias e já estarão prontos para utilização como adubo verde.
  • O adubo gerado é utilizado nas áreas verdes do shopping e parte é doado para os projetos ambientais do município.

 

Compartilhe